quarta-feira, 30 de março de 2011

A Magia da Estrada Real



O que é a Estrada Real ?


Um dos maiores complexos turísticos do Brasil


A Estrada Real foi sendo construída nos muitos anos de idas e vindas, das Minas ao litoral, desde o século XVII, em busca das riquezas. Caminhar pela Estrada Real é reviver os passos e os caminhos percorridos pelos escravos, pelo ouro e pela história. Constituída, ainda, pelas vias de acesso, os pontos de parada, as cidades e vilas históricas que se formaram durante o passar dos homens e do tempo.


Inicialmente, o caminho ligava a antiga Villa Rica, hoje Ouro Preto, ao porto de Paraty, mas pela necessidade de uma via de escoamento mais segura e mais rápida ao porto do Rio de Janeiro e, também por imposição da Coroa foi aberto um "caminho novo". A rota de Paraty passou a ser o "caminho velho", a partir do século XVIII. Com a descoberta das pedras preciosas na região do Serro, a estrada se estendeu até o Arraial do Tejuco (atual Diamantina), deixando Ouro Preto como o centro de convergência da Estrada Real.


Assim se formou o complexo da Estrada Real, ou seja, mais de 1600 km de patrimônio, cercado de montanhas, natureza, cultura e arte. Conhecer a Estrada Real é reviver o passado e a história de Minas e do Brasil.


Assim como as riquezas que foram extraídas da terra, venha explorar as belezas da região, a pé, a cavalo, de bicicleta ou de carro em um passeio inesquecível pela Estrada Real.

fonte: http://www.estradareal.org.br/estra_real/index.asp


A Estrada Real



A Estrada Real é provavelmente a mas antiga estrada do continente américano. Estrada Real é o nome do caminho que as expedições portuguesas abriram para trazer as riquezas de Minas Gerais (ouro, ferro, pedras preciosas, diamantes, depois café e açucar) até o Rio de Janeiro, comida e diversos materiais no sentido contràrio. Esta estrada devia atravessar montanhas, planaltos, campos e angras, onde varias fazendas seculares podendo ainda ser visitadas nasceram. Em algumas delas, é até possivel pernoitar. Construida pelos escravos em 1697, do coração de Minas Gerais, a estrada vai de Diamantina até Ouro Preto onde se divide em dois sentidos : O caminho antigo (aprox. 600km) passa pelas cidades històricas de São João Del Rei e Tiradentes, atraverssa a esotérica São Tomé das Letras, depois Caxambù, Carrancas e São Lourenço no “Circuito das Aguas Medicinais”, através o vale do rio Paraíba e as cidades de Guaratinguetá e Cunha, terminando em Paraty. Ela passa por três estados : Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro. O outro caminho – o caminho novo – passa por Barbacena, Juiz de Fora, Itaìpava e Petrópolis antes de chegar na cidade do Rio de Janeiro. A arquitetura colonial foi atentivamente preservada para poder testemunhar da grandeza da arte baroco. Tomar a Estrada Real é certamente uma das melhores maneiras de descubrir esta região magnífica, viajando 300 anos para trás no Brasil.


E necessàrio incentivar varios aspectos durante uma viagem na Estrada Real:


Em primeiro lugar, não existe nenhum outro lugar na terra onde tantos monumentos e cidades receberam o tìtulo de Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Dentro deles, Ouro Preto, uma verdadeira joia colonial e arquitetural, Tiradentes e sua famosa arte baroca, e Paraty, estretamente ligada à toda historia do Brasil. Ao longo do caminho rumo ao mar e em quase cada vilarejo atravessado, a arquitetura baroca e rococo é presente para testemunhar da grandeza desta época.


Passando através dos campos e dos planaltos espalhados entre as serras, antigas fazendas de café e de açucar oferecem ainda um pouco de vida rural no meio de uma natureza virgem e exuberante, onde rios quietos alimentam camponeses e seu gado.


Assim que se aproxima do mar, a Mata Atlântica e sua inestimàvel flora e fauna agora cobre os morros ao redor, enquanto praias de areia branca, escondidas no meio de inumeràveis ilhas tropicais aparecem numa curva da estrada que desce da montanha.


A cada parada, em cada lugar visitado, haverà possibilidade de saborear a grande variedade da gastronomia local. De Ouro Preto e seu famoso feijão preto até o Rio de Janeiro e sua mundialmente conhecida feijoada, cada região oferece ao visitante seus melhores sabores. Portanto, Cunha e seu shitake, Paraty e sua lula a dorê ou seus camarões e siris satisfarão o paladar dos mais exigentes. Finalmente, a grande diversidade do artesanato não pode ser esquecida. Tanto como a gastronomia, o artesanato também é espalhado. Objetos de pedra de sabão, figurinas de santos de metal e esculturas de madeira se encontrarão mais no estado de Minas Gerais, enquanto desenhos e pinturas dos indios Guarani serão vendidos na região de Paraty.


Sugerimos dois diferentes roteiros na Estrada Real, mostrando uma grande variedade de ambientes e paìsagens, passando por cidades carregadas de historia e aproveitando a natureza exuberante. Dos picos montanhosos e serras cobertas pela Mata Atlântica até as praias de areia branca das ilhas tropicais passando por fazendas seculars e suas gastronomies, hospedados em lugares selecionados (pousadas, fazendas, hoteis…), apenas há um passo e você encontrará tudo isto na Estrada Real. Seja o próximo !


fonte: http://www.tropical-paradise.com.br/portugues/sobre_estrada_real.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário